Conselhos discutem continuidade do projeto Rede Colaborativa

Publicado em: 26/11/2019
Autor: Edna Lima
Tempo de leitura: 1 minuto

O projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS foi discutido na quinta-feira, 21, durante encontro em São Paulo, com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), além de  coordenadores de apoio e presidentes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Com a presença do presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, e da técnica Ângela Oliveira, o debate teve como foco a Política Nacional de Atenção Básica e seu novo modelo de financiamento.

“Este é um momento de grande importância, pois estamos tendo a oportunidade de debatermos os novos rumos da atenção básica. Falamos sobre  a minuta da portaria relacionada aos indicadores de desempenho para a nova política de financiamento da atenção primária”, informou.          

Os representantes do Cosems/PA também participaram do IV Fórum de Debates – Novo Regime Fiscal: Efeitos na Saúde, que aconteceu na sexta-feira, 22, reunindo profissionais renomados na área da economia nacional. O evento contou com palestra de abertura do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga tendo como debatedor o economista sênior do Banco Mundial, Edson Araújo. Charles Tocantins foi moderador da palestra sobre a Emenda Constitucional 95 de 2017, que trata sobre o limite de gastos da União; e ajuste fiscal, ministrada pelo economista Márcio Holland.

 

Leia também