A abertura da 14ª Conferência Estadual de Saúde nesta terça-feira, 23, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, contou com a presença de mais de 1 mil participantes, entre gestores e autoridades políticas. O evento foi marcado com a palestra magna ministrada pelo secretário de saúde de Bragança, Mário Ribeiro Jr., que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA).
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência traz quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.
De acordo com Mário, as conferências servem como mecanismo de fundamental importância para o avanço do SUS. Ele ressaltou que a etapa estadual concentra representantes dos 144 municípios que trouxeram propostas para a melhoria da qualidade e implementação dos serviços da atenção primária em saúde. “Aqui é um momento único, onde são colocados todos os anseios daqueles que conhecem as dificuldades e necessidades no âmbito do SUS”, disse.
O evento antecede a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), A etapa estadual conta conta 900 delegados municipais distribuídos na seguinte proporção: 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS; 25% de trabalhadores de saúde e 50% de usuários, além de 56 conselheiros estaduais de saúde, entre entidades, instituições e ONG’s de relevância em saúde e setores afins. Serão eleitos 112 delegados estaduais que representarão o Estado do Pará na Conferência Nacional de Saúde.
A realização é do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A conferência prossegue até esta quinta-feira, 25.
–