Aconteceu nesta terça-feira, 06, e quarta-feira, 07, na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), a primeira reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Câmara Técnica da Região de Saúde do Tocantins de 2024. O encontro contou com a presença de representantes dos nove municípios que compõem o território de saúde: Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará.
Durante todo o dia os participantes tiveram discussões, pactuações e apresentações importantes para a região. Entre os assuntos da pauta, eles debateram o financiamento da Atenção Primária em Saúde e a avaliação do indicador de exames citopatológicos do colo do útero da região de saúde Tocantins.
A programação continuou nesta quarta-feira, 07, com a pauta exclusiva da CIR, que tratou das temáticas sobre a revisão de Programação Pactuada e Integrada (PPI) e do incremento de recursos financeiros federais de média e alta complexidade. Também teve uma apresentação dos serviços ofertados pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena.
O vice-presidente da CIR Tocantins, Edson Marques, destacou que as reuniões da CIR configuram-se como importante espaço de discussões e deliberações de temas relevantes para o SUS. “As CIRs têm grande importância, pois nos dão a oportunidade de fortalecer as políticas de saúde dos nossos municípios. Daqui saem os grandes encaminhamentos que posteriormente são apresentados nas reuniões bipartites, que também assumem um papel fundamental nesse processo”, completou.