A reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Marajó I aconteceu nesta quarta-feira, 14, na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) reunindo gestores e técnicos municipais, além de representantes do 7º Centro Regional de Saúde (CRS), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A CIR Marajó I é representada pelos municípios de Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure. Na pauta, as discussões, pactuações e apresentações foram referentes às hepatites virais, saúde bucal, habilitação do Caps Afuá e a solicitação da provação das propostas apresentadas junto ao Ministério da Saúde, com base na Portaria GM/MS nº 544, do município de São Sebastião da Boa Vista.
A secretária de Saúde de Cachoeira do Arari, Lediane Porto, também vice-diretora da CIR Marajó I, ressaltou a importância do retorno das reuniões presenciais, que vinham sendo realizadas de forma online. “Esse retorno presencial é fundamental junto ao Estado e a equipe do Cosems/PA. Contribui para o fortalecimento da nossa região. É a oportunidade dos municípios colocarem suas dificuldades para buscarmos as melhorias no âmbito federal e estadual”, afirmou.
Valdinei Teixeira, diretor do 7° do CRS, disse que reunir com o colegiado da região do Marajó I é um momento ímpar. “Contar com a participação dos gestores que compõem esta região nessas reuniões é um momento único. Apesar da distância eles não medem esforços para estarem aqui discutindo assuntos para a implementação da atenção básica de seus municípios”, completou.