A Comissão Intergestores Regional (CIR) do Marajó I aprovou, nesta terça-feira, 19, a habilitação do município de Cachoeira do Arari à Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde, com objetivo de ampliar os serviços e os recursos de média e alta complexidade diretamente do governo federal. A apresentação foi feita pela secretária de saúde do município, Lediane Pereira, que destacou diversas ações realizadas atualmente, além daquelas previstas para uma gestão básica, incluindo serviços de média complexidade à população local e, muitas vezes, às comunidades vizinhas. Agora, a próxima etapa será a aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
De acordo com Lediane, a transição de Cachoeira do Arari para a gestão plena trará benefícios não apenas para o município, mas também para toda a região. “A gestão plena representa mais do que uma mudança administrativa. Ela reflete nosso compromisso com o crescimento sustentável e a ampliação da nossa capacidade de atender às demandas, além de proporcionar a implementação de ações que realmente transformem o setor de saúde municipal, em prol de nossa população”, afirmou.
A secretária agradeceu o esforço conjunto recebido para chegar nesse momento. Ela ressaltou que esse foi um passo importante para construir uma base sólida, com base fortalecida, afim de avançar com mais autonomia, eficiência e impacto. “Quero destacar e agradecer também a confiança e o apoio incondicional do nosso prefeito Antônio Augusto Figueiredo Athar (Bambueta), ao setor de saúde e sem dúvidas ao processo de habilitação para Sistema Pleno da Saúde Municipal de Cachoeira do Arari”, concluiu.