CIB apresenta cenário das arboviroses no Pará

Publicado em: 15/03/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (14), foi apresentado o cenário epidemiológico das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela no Pará.  O centro da discussão foi sobre a disseminação dos casos de dengue, que têm preocupado especialistas e governos de todo o país.

As ações de controle da doença têm sido reforçadas pelas secretarias municipais de saúde para evitar o aumento de caso no estado. De acordo com a presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa, a mobilização da população deve ser constantemente incentivada, visto que as residências são os principais locais de criadouro pelo acúmulo de água parada.

“A maioria dos focos positivos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências, em ralos, calhas, caixa-d’água destampadas e plantas com água. O trabalho de sensibilização da população faz parte das ações de controle da doença. Por isso, enfatizamos sobre a importância de cuidar de suas casas e de seus quintais”, disse.  

O secretário de Saúde de São Miguel do Guamá, Flávio Garajau, reforçou a importância da participação da população nesse processo. “Para eliminar o vetor, é necessário que toda a população esteja atenta e empenhada na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti”, afirmou.

A reunião teve a homologação da  Resolução Nº 43, de 05 de março de 2024, que  pactua “Ad Referendum” a solicitação ao Ministério da Saúde de recomposição do limite financeiro federal da Média e Alta Complexidade – Teto MAC do Pará. Também teve discussões, pactuações e apresentações referentes a atenção oncológica, controle da leishmaniose visceral, saúde digital, campanha de vacinação, entre outras.

Assista a reunião na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=x4o3ckb9KX4

Leia também