O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participou nesta quinta-feira, 24, em Brasília, do lançamento da edição especial do Boletim Epidemiológico da Tuberculose, lançado pelo Ministério da Saúde. Durante o evento, que marcou o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Tocantins representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como vice-presidente.
De acordo com o documento, cerca de 68 mil pessoas adoeceram por tuberculose em 2021. O coeficiente de incidência da tuberculose no Brasil é de 32 casos por 100 mil habitantes. O Brasil faz parte da lista de países prioritários para o enfrentamento à doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça ainda que a campanha deste ano chama a atenção para a importância da detecção e do diagnóstico precoce da doença. Pessoas de 20 a 34 anos são as mais afetadas pela tuberculose.
Charles Tocantins disse que é fundamental a garantia de acesso à informação sobre a tuberculose. Ele também ressaltou a importância do trabalho de todas as equipes que atuam diariamente nos municípios para o controle da doença, principalmente nas regiões endêmicas. “É preciso ampliarmos o acesso à informação, além é claro, de promovermos a detecção e diagnóstico precoce no enfrentamento à doença”, completou.
O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, destacou a importância da vacinação como medida de combate à tuberculose. “Precisamos lutar, enquanto Brasil, para erradicar essa doença. Reforçamos também a importância da vacina BCG, que é ofertada pelo SUS”, afirmou.
Texto: Edna Lima (com informações da Ascom/MS)