O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, participou nesta sexta-feira, 19, do “Seminário Estadual da Atenção Primária à Saúde” realizado no município de Penedo no Estado do Alagoas. O evento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) em parceria com a Secretaria de Saúde do município reunindo mais de 300 gestores e técnicos da área em Alagoas e outros Estados.
Como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Tocantins ministrou a palestra Magna de abertura do seminário, com o tema “Iniciativas e Desafios da Gestão Municipal para a qualificação da Atenção Primária à Saúde”. Ele destacou a importância de discutir a Política de Atenção Primária e Saúde, que renovou a forma de financiamento, no que diz respeito à captação de recursos por metas de qualidades. “Este evento vai nos dar subsídios para formatarmos propostas para encaminharmos ao Ministério da Saúde”, completou.
Durante o evento, que aconteceu no Teatro Sete de Setembro, o Cosems/AL homenageou os municípios alagoanos que mais se destacaram nos indicadores do Previne Brasil e na campanha de vacinação contra a Covid-19. O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque ressaltou a satisfação em homenagear os municípios que obtiveram melhor êxito no alcance dos indicadores do Programa Previne Brasil, cujo objetivo é prestar assistência qualificada e contínua a todos os usuários do SUS.
“Além do Previne Brasil, destacamos aqueles municípios que em meio a tantas adversidades advindas da pandemia, conseguiram imunizar a sua população com êxito e tiveram um bom percentual na conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19, a exemplo de Pariconha, cuja população é 60% indígena, mas atingiu mais de 70% do esquema vacinal completo de sua população”, concluiu
Com informações da Ascom-Cosems/AL