Foi iniciada nesta segunda-feira, 24, no município de Castanhal, a oficina de Planejamento Regional Integrado da Macrorregião de Saúde II, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a superintendência regional do Ministério da Saúde.
A oficina, que segue até esta quinta-feira, 27, conta com a participação de secretários de saúde e técnicos dos 47 municípios que compõe a Macrorregião II, assim como os apoiadores do Cosems-PA das regiões, além de conselheiros estaduais e profissionais da Sespa.
Na abertura, estiveram na mesa os secretários de Saúde Flávio Garajau de São Miguel do Guamá, representando a presidente Jucineide Barbosa; além do secretário de Saúde de Bujaru, Fabrício Lobão; da coordenadora do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa, Sônia Bahia e do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana.
O evento tem como objetivo validar do desenho da Rede de Atenção Saúde (RAS) para a Prioridade Sanitária “Saúde Materna e Infantil” (RAS MI), contemplando a definição das competências dos pontos de atenção, sistemas de apoio e logístico, incluindo a avaliação da suficiência quantiqualitativa da RAS para esta prioridade sanitária.
Durante os dias da oficina, os participantes discutirão assuntos referentes aos temas: Análise da Situação de Saúde (ASIS) para a Prioridade Sanitária RAS MI; a Modelagem da RAS MI: a organização dos pontos de atenção, sistemas de apoio e logístico por territórios sanitários e níveis assistenciais, entre outros.