Na manhã desta quinta-feira, 11, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fez o lançamento oficial da Campanha Março Lilás, de prevenção e controle do câncer do colo do útero. O evento foi realizado por webconferência, com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) por meio do Telemedicina, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube do Conselho. O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, destacou a importância da parceria com a Sespa na campanha. “Somos a representatividade de todas as secretarias de saúde do Estado. Essa integração funciona de forma positiva e reforça a importância das ações municipais em prol da busca ativa do câncer do colo do útero”, destacou.
Com o tema “Autocuidado: todos juntos na prevenção do câncer”, a campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres e a população em geral sobre os riscos do câncer do colo do útero, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. “Enquanto Estado, é nosso dever intensificarmos o alerta para os sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar atendimento na rede de atenção à Saúde no SUS. Estamos à disposição para apoiar as secretarias municipais de Saúde nesse sentido”, destacou o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Sampaio, durante a abertura da solenidade.
No Pará, este tipo de câncer é a primeira causa de óbito em mulheres, sendo maior a incidência entre as mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa pra 2021 é de 720 novos casos de câncer do colo uterino no Estado.
De acordo com a coordenadora estadual de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins, o exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras do câncer e fazer o diagnóstico da doença e sua realização periódica permite reduzir a morbimortalidade pela doença. “O exame pode ser feito em unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados para isso, já que o material só pode ser colhido por um profissional enfermeiro”, observou.
As webconferências alusivas à campanha continuam no dia 17, a partir das 8h30, com os seguintes temas: “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Precoce do Câncer de Colo de Útero”; “Diretrizes do Rastreamento e Protolocos do Câncer de Colo de Útero/ INCA”; “Qualidade do Exames Citopatológicos do Colo do Útero” e “Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e seguimento”. No dia 24, às 9 horas, a temática será “Serviços de referência de diagnóstico e tratamento precoce do câncer de colo do útero e mama”.
Assista aqui o evento de abertura da Campanha Março Lilás
Texto: Edna Lima
*Com a colaboração de Mozart Lira (Ascom Sespa)