Na manhã desta quinta-feira, 12, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou, no hotel Princesa Louçã, Assembleia Geral para a escolha dos gestores que irão compor os cargos vagos na Diretoria/quadriênio 2021-2024.
Os novos membros eleitos concorreram aos cinco cargos: Diretor de Comunicação Social (Eugênia Teles – Barcarena); Diretor para Ações e Serviços Assistenciais (Roseli Braga – Vitória do Xingu); Diretoria para Municípios de População Ribeirinha e Vulnerável (José Raimundo); Diretoria Extraordinária para Políticas de Co-Financimento do Estado aos Municípios (Vânia Portela – Santarém); e 3° Conselheiro /Suplente (Benedito Barreto – São Sebastião da Boas Vista).
Para a secretária de Saúde de Santarém, Vânia Portela, a composição da cadeira como represente pelo município de Santarém é de fundamental importância a região Oeste do Pará e também para os demais municípios do Estado. “É um papel que temos de trabalhar em conjunto com a presidência do Cosems, aliado, é claro, com todos os gestores, verificando as necessidades e articulando com o governo estadual para que possamos ser uma voz dos secretários de saúde dos 144 municípios”, afirmou.
José Raimundo que já compôs a diretoria do Conselho anteriormente, volta a assumir um cargo com a mesma expectativa. Segundo ele, essa nova fase na Diretoria do Cosems lhe remete a algumas lembranças muito importantes de lutas que já foram travadas pelo Marajó.
“É de extrema importância que a função de lutar em prol dos municípios de população ribeirinha e vulnerável tenha ficado com um marajoara que entende o dia a dia desse público específico. Nosso desafio é fazer política pública e levar assistência a essa população. Espero que a gente possa contribuir com a discussão e avançar com alguns gargalos, como por exemplo, o financiamento para que possamos de fato efetivar um SUS equânime”, destacou.
Por fim, o presidente do Cosems Pará, Charles Tocantes, reforçou o compromisso de fortalecer e contribuir, juntamente com os gestores municipais, com as ações de saúde de todas as regiões do Estado. “Reafirmo o nosso trabalho e parceria. O Cosems Pará tem uma agenda de trabalho bem extensa e integrada. O Conselho reflete a necessidade dos municípios paraenses”, concluiu.