Mais de 400 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão presentes até esta terça-feira, 11, na Oficina Nacional de Apoio à Implantação do Novo Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde “Previne Brasil”, realizada em Brasília pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O evento reúne apoiadores e coordenadores da Rede Colaborativa, secretários e presidentes de Cosems. O objetivo é promover o alinhamento da estratégia de implementação do novo modelo de financiamento da APS.
O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, destacou a importância do evento para os profissionais presentes, visto que ainda há muitas dúvidas sobre o novo modelo de financiamento. “Este é um momento de fundamental importância, pois estamos num evento específico sobre o novo modelo de financiamento da atenção primária, de âmbito nacional, que reúne profissionais que atuam diretamente na atenção básica. Uma excelente oportunidade de esclarecermos muitas dúvidas e também de compartilhar experiências”, destacou.
Os detalhes do Novo Modelo de Financiamento e Custeio da APS foi apresentado pela Secretária-Adjunta de Atenção Primária, Caroline Martins. Durante a abertura da oficina foi lançado o 9º episódio da 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS, sobre a experiência exitosa de Canaã dos Carajás, que reorganizou toda a rede de atenção básica a partir da implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Com a rede informatizada, a população foi recadastrada e os profissionais traçaram novas formas de atuação.
Além do presidente, o Cosems/PA é representado por nove apoiadores das regiões de saúde do Pará, pela assessora técnica do Conselho e também coordenadora estadual do projeto Rede Colaborativa, Ângela Oliveira, e ainda pela secretária de Saúde de Afuá, Valéria Lacerda.
Rede Colaborativa: Antes da abertura da oficina o presidente do Conasems, Wilames Freire; Charles Tocantins, também vice-presidente do Conselho Nacional; e o secretário executivo, Mauro Junqueira – além de mais de 10 presidentes de Cosems e representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, se reuniram com os 218 apoiadores e coordenadores da Rede Colaborativa Conasems-Cosems presentes no evento.
Charles Tocantins que também é diretor responsável pela Rede Colaborativa, enfatizou a necessidade da linguagem ser homogênea e da rede vibrar na mesma sintonia . “Não podemos pensar o SUS como feito e acabado, mas sim em algo em construção e a construção se faz no dia a dia”, disse.
*Com foto e informações da Ascom/Conasems