Projeto Começo-Meio-Começo chega com formação nos polos de Belém

Publicado em: 20/03/2025
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Projeto Começo-Meio-Começo já está em Belém com encontros presenciais da trilha 3 nas turmas 1 e 2, para a formação dos profissionais que atuam no cuidado em saúde da população do campo, da floresta e das águas às proximidades da capital.  O projeto é ofertado pelo Ministério da Saúde e executado pela Fiocruz Amazônia.

Participam do projeto servidores públicos do estado e municípios, além de instituições não governamentais. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) integra o projeto com a participação do apoiador Raimundo Sena.

A coordenadora pedagógica do projeto no Pará, Adriana Elias, destacou que a é ideia é formar no estado cerca de 600 profissionais de saúde dos 80 municípios envolvidos no processo de formação. São trabalhadores de diferentes áreas de atuação, como Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros. “Discutimos temáticas que são importantes dentro de seus territórios, como a questão do racismo ambiental e do cuidado integral às pessoas do campo, floresta e águas”, explicou Adriana.

Para a Agente Comunitária de Saúde do Distrito de Mosqueiro, Rachel Barros, a formação vai contribuir para o cuidado com olhar diferente nas diversas áreas ribeirinhas, principalmente aquelas localidades onde só podem ser alcançadas de barco ou rabeta. ”Isso vai funcionar como apoio para que possamos aperfeiçoar em prol da população que depende do SUS”, reforçou.

No estado, a formação acontece em nove polos educacionais distribuídos em Belém (2), Breves, Abaetetuba, Marabá, Santarém, Cametá, Altamira, Castanhal, com encerramento desse momento em abril deste ano.  “Após o momento formativo em Belém, ainda teremos o mesmo encontro educacional nos polos de Breves, Marabá, Santarém, Castanhal e Altamira”, completou Sena.

Leia também