O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, lançou nesta quinta-feira, 22, em Belém, o projeto Saúde Redes. Conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o projeto busca oferecer apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas de regiões de saúde compostas por municípios de até 40 mil habitantes. No Pará, a iniciativa se inicia nos municípios que compõem a região do Marajó I.
O projeto foi apresentado durante reunião pela a analista de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Amanda Gabarron e contou com a presença da presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa. Também participaram a secretária executiva, Alice Leal, além de técnicos, apoiadores e secretários de saúde do Marajó, que assinaram o Termo de Adesão ao projeto.
O projeto Saúde Redes se propõe a realizar apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas de saúde das regiões de saúde participantes, a partir da qualificação das ações de gestão do cuidado e com foco no fortalecimento e consolidação do processo de regionalização.
Durante a apresentação, ficou acertado que será realizada a primeira oficina do projeto ainda este ano em Belém. “O projeto Saúde Redes tem grande significado para a gestão de saúde. O Cosems Pará, como sempre, tem apoiado os municípios para que possamos fortalecer a política de saúde pública do nosso estado. Claro, especialmente a atenção primária voltada para as prioridades sanitárias. A ideia é expandir o projeto para outras regiões que também precisam dessas capacitações”, disse a presidente Jucineide.