O mês de Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. O objetivo é alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, doenças que muitas vezes são silenciosas, mas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde geral. Durante todo o mês, as ações de prevenção são reforçadas por meio das secretarias municipais de saúde.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), por meio de sua assessoria técnica de vigilância em saúde, apoia e mantém um diálogo diário com os gestores e técnicos que atuam na atenção básica dos 144 municípios, no que tange a prevenção e o tratamento das hepatites virais.
Nesta semana, o Cosems/PA marcou presença no lançamento da campanha nacional do “Julho Amarelo”, no “II Seminário Diálogos para a Eliminação das Hepatites B e C”, promovido na segunda-feira, 8, pelo Ministério da Saúde.
O evento foi realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília-DF e contou com a participação de representantes do Conass, Conasems, SVSA-MS, organizações de Classe, Conselho Nacional de Saúde e organizações da sociedade civil representativas dos setores envolvidos com o tema.
O Conasems e os Cosems participantes, inclusive o Cosems/PA, representado pelo assessor técnico, Antônio Jorge Araújo, chamaram a atenção para a necessidade de revisão do Piso Fixo da Vigilância em Saúde, principalmente com fator de equidade para a Amazônia legal. “A ideia é falar da necessidade de priorizar a eliminação das Hepatites Virais no Brasil, assim como de um rol de doenças determinadas socialmente”, disse Araújo.
Na terça-feira, 9, a agenda de Brasília continuou com a reunião nacional dos coordenadores dos programas estaduais e municipais de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, para tratar de assuntos referentes as ações de cada território.
Hepatites Virais: A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. O SUS oferece tratamento para todos independente do grau de lesão do fígado.
Dados: De acordo com o Ministério da saúde, foram notificados de 2000 a 2023 785.571, dos quais 21,8 % foram da Hepatite D, 38 8% de Hepatite B, 40 6% de Hepatite C . Sendo que a Região Norte concentrou 72 ,5 % de todos os casos de Hepatite D no referido período.