A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) Jucineide Barbosa, participou da programação de acolhimento dos profissionais do Programa Mais Médicos Brasil, realizada pela Comissão Estadual nesta quarta-feira, 17, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Durante o encontro, os médicos receberam informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O objetivo é fortalecer a saúde pública com maior alinhamento entre as ações dos médicos participantes do Programa e os gestores municipais de Saúde.
Os profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Básica dos municípios das regiões de Saúde Metropolitana I e II, que abrangem Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu e Vigia de Nazaré.
Jucineide Barbosa destacou a importância destes profissionais para o fortalecimento da atenção primária de cada um dos municípios em que irão atuar. “Durante o acolhimento são abordados temas que preocupam a saúde pública regional, como estratégias de Atenção Primária, promoção da saúde, prevenção de doenças e a importância da colaboração entre diferentes níveis de gestão e atenção à saúde. Além disso, a atuação dos profissionais vai aprimorar os serviços ofertados aos usuários do SUS”, ressaltou a presidente.
O acolhimento contou com as participações das tutoras do Programa no Pará, Djnenanne Simonsen, Fernanda Figueiredo e Socorro Castelo, que discorreram sobre as atribuições de Tutores e Supervisores, o AIMEC (Apoio Institucional do Ministério da Educação) do Programa Mais Médicos para o Brasil, e referência regionalizada, enquanto Layse Garcia abordou a contextualização do Programa no Estado, regras em editais, direitos e deveres do profissional e competências dos municípios.
Também participaram da solenidade representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Um momento importante de acolhimento e capacitação para os profissionais sobre a APS no Pará”, completou Jucineide Barbosa.