Secretaria de Saúde de Breves em ação pelo Março Lilás
O mês de março é dedicado à campanha de sensibilização Março Lilás, que alerta sobre a importância da prevenção aos cânceres do colo do útero e de mama. O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento para o diagnóstico e tratamento dessas doenças. As ações são massificadas pelas secretarias municipais de saúde e funcionam como medidas preventivas, principalmente as atividades em alusão ao mês.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará, Jucineide Barbosa, secretária de saúde de Breves, onde está realizando uma programação completa pelo Março Lilás, destacou a relevância da campanha. “É fundamental que as mulheres paraenses estejam cientes da necessidade de realizar exames preventivos regularmente. A prevenção é a melhor forma de combater os cânceres do colo do útero e de mama, e o Março Lilás é uma oportunidade para reforçarmos essa mensagem e incentivarmos a saúde da população feminina”, ressaltou.
Para diagnóstico e prevenção dos canceres do colo do útero e de mama é ofertado pelos SUS a mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama. A saúde pública também realiza o exame de Papanicolau, que é fundamental para observar alterações nas células do colo do útero que podem originar o câncer. A principal forma de prevenção desse tipo de câncer é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano.
Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.