Na manhã desta quarta-feira, 18, foi iniciada a Oficina da Macrorregião I do Planejamento Regional Integrado (PRI), organizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa, participou da mesa de abertura do evento, que prossegue até esta sexta-feira, 20, com a presença de secretários municipais de saúde, entre técnicos e gestores de saúde do estado.
De acordo com a Sespa, o objetivo é fazer um desenho da Rede de Atenção à Saúde e a definição das competências dos pontos de atenção, sistemas de apoio e logístico para a avaliação da suficiência quantiqualitativa, a fim de promover a reorganização dos componentes e da prioridade sanitária materno infantil. Durante os três dias de oficina os participantes terão atividades como trabalhos de dinâmica de grupo para apresentação de resultados, metas e indicadores. A ideia é fazer uma apuração da realidade de cada território para a construção de uma proposta eficaz no que tange a regionalização da saúde.
“Este é um momento crucial para os gestores municipais de saúde, uma vez que aqui serão debatidos os problemas e as necessidades de cada um em seus territórios. Daí a importância de aproveitarmos a oportunidade para discutirmos propostas que atendem e vão ao encontro do que todos almejam para um sistema de saúde mais forte e resolutivo”, destacou Jucineide.
A mesa de abertura também contou com a presença do secretário de saúde de Curralinho, José Raimundo; da coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Mônica Iasanã; da superintendente do MS/PA, Delcimar Viana; da diretora da SAPS/Sespa, Carla Figueiredo; de Elizeth Braga -do CES e ETSUS; de Fabiane Simões, apoiadora da Beneficente Portuguesa e da Coordenadora do Nisplan, Mirian Kawage.