Foto: Agência Pará
Na tarde desta terça-feira, 12, no Palácio dos Despachos, foi lançado pelo governador Helder Barbalho, o edital do Processo de Revalidação de Diploma do Curso de Medicina no Pará, voltado aos médicos que precisam regularizar o diploma de graduação expedido por instituições de ensino superior estrangeiras.
A revalidação será realizada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), que segue com as inscrições até o dia 5 de maio pelo endereço eletrônico https://www2.uepa.br/revalida2022.
A solenidade de assinatura contou ainda com a presença do presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; do secretário de Tucuruí, Cristiano Andrade, e das secretarias de saúde de Ananindeua, Dayane Lima, e de Breves, Jucineide Barbosa, que também é vice-presidente no Conselho. Além disso, também marcaram presença o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, o reitor da Uepa, Clay Chagas e a vice-reitora Ilma Pastana.
O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, lembrou que essa é uma luta apoiada pelo Estado e que o Conselho, em reuniões ainda no ano passado, solicitou à Uepa que fossem adotadas outras medidas para aproveitar ao máximo os profissionais. ”Foram muitas reuniões junto à Uepa e nossa luta foi que esse edital contemplasse o maior número de profissionais que necessitam dessa revalidação”, ressaltou.
De acordo com Tocantins, esse revalida tem o mesmo modelo da edição anterior, porém com uma modificação positiva. “Serão abertas 60 vagas para estudos complementares e remunerado, por um ano aos profissionais que não alcançarem a pontuação necessária. Nesse período, eles serão alocados nos municípios paraenses, a principio no Marajó, para auxiliar no atendimento à população da região”, destacou.
Leia o edital no link https://drive.google.com/file/d/1T3cWYB275_i1765hvYL8xTl8fDBthC19/view?usp=sharing