Com uma população de aproximadamente 32 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ponta de Pedras é mais um município do Arquipélago do Marajó que não possui médico ginecologista fixo. Por isso, é preciso viajar de barco até Belém, capital do estado, para se consultar com essa especialidade. Mas essa realidade está prestes a mudar, pois a telemedicina foi implementada na cidade e em breve iniciará o agendamento de consultas.
A iniciativa faz parte das ações do projeto “Saúde das Manas”, uma parceria entre o Fundo de População da ONU (UNFPA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA), com o objetivo de garantir os direitos de saúde da mulher, com segurança e qualidade.
A equipe do Cosems/PA realizou uma série de testes e repassou orientações sobre a telemedicina para a Secretaria de Saúde de Ponta de Pedras. Agora, está sendo finalizado o preparo da sala e da conexão com internet para que logo, logo, iniciem as consultas.
O consultório de telemedicina ficará na avenida Raimundo Malato, anexo à Unidade Mista de Saúde, no bairro Centro, e além da ginecologia e obstetrícia a população também poderá ser atendida nas especialidades de cardiologia, neuropediatria, neurologia, endocrinologia, alergologia, psiquiatria, pediatria, urologia, pneumologia, gastroenterologia e dermatologia.
Este será o 12º município (de um total de 16) do Marajó a receber o serviço. Confira aqui a lista de todos os municípios do Marajó que já possuem a telemedicina.
Texto: Alice Martins
Ascom/UNFPA