A reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite deste mês de setembro foi realizada nesta quarta-feira, 8, e teve amplo debate sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Pará. A respeito da vacina para adolescentes, o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, afirmou que estão sendo disponibilizados os imunizantes da Pfizer aos 144 municípios. O gestor também alertou sobre a necessidade de intensificar a vacina entre os ribeirinhos, quilombolas e indígenas. “A ideia é pactuarmos, por meio de uma resolução, a busca ativa nesse público alvo para imunizarmos um quantitativo suficiente, além da repescagem feita pelos municípios nos demais públicos da campanha”, disse.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, lembrou sobre a importância de se atentar para a data de validade das vacinas a fim de evitar perdas. Além disso, Tocantins falou sobre a eficácia e efetividade das vacinas CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, disponíveis atualmente no Brasil. “Os cuidados com o armazenamento devem ser redobrados, sobretudo com a vacina da Pfizer, que exige uma temperatura diferenciada. Outro ponto que merece ser observado é que não podemos fazer distinção das vacinas, pois todas têm eficiência e resultados positivos”, afirmou o presidente do Cosems/PA.
Ainda na reunião, as homologações foram referentes às contratações de serviços pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – resolução Nº97, que trata da prestação de serviços assistenciais de Média e Alta Complexidade do Hospital São José, em Castanhal e, a de Nº 98, sobre a realização de procedimentos de cirurgias bariátricas do Hospital Santa Terezinha, em Belém.
Já as discussões, pactuações e apresentações foram relacionadas à solicitação de descentralização dos prestadores de serviços públicos ou privados contratados ou conveniados pelo município de Sapucaia; ao credenciamento do serviço de transplante de fígado na Fundação Santa Casa de Misericórdia; habilitação do serviço de cirurgia bariátrica no Hospital Jean Bitar; execução do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua); e à implantação do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). A retomada da Comissão de Integração Ensino Serviço Estadual também foi pauta da reunião.
Confira a transmissão da Reunião CIB/Setembro