A reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste mês aconteceu nesta quinta-feira,12, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com aprovações e pactuações de importantes resoluções. Entre os temas debatidos, o foco foi a distribuição da vacina contra a Covid-19 no Estado, bem como a aplicação das doses e o público alvo da campanha.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), Charles Tocantins, lembrou sobre as idades estabelecidas pelo Ministério da Saúde para receberam a vacina neste momento, além dos grupos prioritários. “Eu quero fazer um apelo aos municípios que atingiram a vacinação da população até os 18 anos e que pretendem vacinar abaixo dessa idade. Aguardem até o Ministério da Saúde deliberar a vacina para adolescentes. Sugiro aos gestores que conversem com a Sespa para a devolução da vacina e com isso, ajudar outros municípios a alcançarem essa mesma faixa”, destacou.
Já o secretário estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, alertou os gestores municipais sobre a utilização correta da primeira e segunda dose das vacinas, principalmente a Coronavac e AstraZeneca. Ele reforçou que o esquema de vacinação precisa ser seguido, conforme recomendação sobre a reserva das doses. “É preciso atenção quanto ao informe sobre a aplicação das doses das vacinas. Estamos aguardando a distribuição da vacina Pfizer que será para D1 e D2 e da Coronavac e AstraZeneca, essa em sua grande parte para a segunda dose. A vacina D2 não deve ser utilizada como D1, principalmente a AstraZeneca”, explicou
As homologações aprovadas e pactuadas durante a reunião são relacionadas a validação da nova estimativa populacional do grupo de trabalhadores de saúde; ao Plano Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Pará 2021-2023; a contratação de serviços do Hospital São Francisco, em Ulianópolis; a ampliação de leitos clínicos, leitos de Terapia Intensiva e de Suporte Ventilatório Pulmonar, para assistência ao atendimento exclusivo dos pacientes da Covid-19; a contratação de serviços do Hospital Júlia Seffer, em Abaetetuba; e a contratação de serviços do Hospital Dr. Affonso Rodrigues, no município de Igarapé-Miri.
Dentre os assuntos debatidos ainda estiveram na pauta o panorama da Central Estadual de Transplantes, o balanço da Campanha de Vacinação contra a Influenza no Pará e a situação das Leishmanioses (Viseral e Tegumentar Americana) no Pará.