Dando continuidade a agenda de reuniões com o Ministério da Saúde, em Brasília, nesta quinta-feira, 29, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) trouxe para a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, assuntos referentes à habilitação e mudança de tipologia dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), serviço de residência terapêutica e ainda discutiu a possibilidade de financiamento e implantação de novos leitos psiquiátricos no Pará.
Representado pelo assessor técnico Paulo Campos, o Cosems/PA também teve reunião na quarta-feira, 28, com a Coordenação Geral de Urgência e Emergência para discutir sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O foco foi a qualificação e renovação de frota das ambulâncias e a habilitação e qualificação das Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA).
Além destes, foi falado a respeito do componente hospitalar e sobre a possibilidade de financiamento de leitos clínicos e pediátricos, leitos de UTI adulto e pediatria, leitos de Cuidados Prolongados e linha de cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Foi tratado ainda a respeito de financiamento para leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para tratamento da Covid-19.
“Durante a reunião, falamos da necessidade de mudança de tipologia de dois para três dos CAPS de Marabá e Ananindeua. Teve ainda a discussão sobre a implantação de leitos psiquiátricos no município de Parauapebas, habitação do Caps i em Bragança, conforme previsto no Plano Estadual da Rede de Atenção Psicossocial“ explicou Paulo Campos .