Agora foi a vez de Melgaço implantar o Telemedicina para a oferta de consultas especializadas à população. O serviço chega ao município por meio de uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), que desenvolvem o projeto “Saúde das Manas”. Na oportunidade, a equipe também esteve em Breves para iniciar o projeto. O objetivo é fortalecer o sistema de saúde local e atender mais de 80 mil mulheres em idade reprodutiva residentes em sete municípios do arquipélago de ilha do Marajó.
Pelo projeto, também são entregues os equipamentos utilizados na estrutura dos consultórios, kits de higiene pessoal para gestantes e puérperas, além de alguns itens importantes para auxíliar o trabalho dos Agentes de Saúde. Os municípios comtemplados pelo “Saúde das Manas” são: Afuá (implantado), Anajás, Bagre (implantado), Breves (implantado), Melgaço (implantado), Salvaterra (implantado) e Santa Cruz do Arari.
Além das consultas na especialidade de ginecologia e obstetrícia pelo “Saúde das Manas”, o Cosems/PA também garante consultas com outros especialistas. Por iniciativa do Cosems/PA, já foi implantado o Telemedicina em Cachoeira do Arari e Soure. A previsão do Conselho é expandir os consultórios do Telemedicina em todos os 16 municípios da ilha do Marajó.
O secretário de Saúde de Melgaço, Eli Nunes Brilhante, enalteceu a iniciativa e disse que essa é mais uma conquista dedicada à população, que agora passa a contar com mais este serviço na área da saúde. “Estamos satisfeitos com a implantação da Telemedicina em nosso município. Todos os Melgacenses celebram está parceria selada em prol do nosso povo. É a atenção primária agora prestando serviço especializado à nossa população. Agradecemos à ONU/UNFPA e ao Cosems/PA”, disse.