O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou no período de 27 a 29 de janeiro, uma “Oficina de Qualificação para novos Apoiadores”, destinada aos profissionais das regiões do Xingu e Baixo Amazonas, que fazem parte do projeto Rede Colaborativa, conhecido como Projeto Apoiador. A programação abordou diversos temas, entre eles a atenção básica, vigilância sanitária e educação permanente em saúde. Eles também assistiram a uma apresentação sobre o Projeto Rede Colaborativa e conhecerem melhor sobre o espaço de atuação e as atribuições do apoiador.
Para Márlon Marinho, representante do Baixo Amazonas, ser apoiador do Cosems/PA possibilita participar do processo de mudança e melhoria da saúde dos municípios e da região. “É uma experiência única, um aprendizado constante que nos dá a possibilidade de crescimento profissional e pessoal. O projeto traz uma metodologia muito importante para o fortalecimento do SUS”, ressaltou.
Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde.
O objetivo é proporcionar o fortalecimento municipal de saúde, por meio da qualificação dos instrumentos de gestão disponibilizados para a melhoria da assistência à população. A ideia é contribuir com o aprimoramento do planejamento e otimização dos recursos. “Ser apoiadora do Cosems é uma oportunidade única, de grande crescimento profissional. Atuar no apoio dos gestores municipais de saúde nos proporciona uma missão de fundamental importância no processo de fortalecimento do SUS”, reforçou a apoiadora da região do Xingu, Elizangela Gondim.
O Projeto está estruturado a partir da formação-ação nas 26 unidades federativas do país. No total, são 205 apoiadores distribuídos pelos Cosems do Brasil. Atualmente o Cosems/PA tem oito apoiadores e há previsão de ampliação para onze ainda este ano.
A oficina foi conduzida pelas apoiadoras Rita Viana, Marlene Reis e pela equipe técnica do Cosems. De acordo com a coordenadora do projeto no Pará, Ângela Oliveira, os apoiadores auxiliam os secretários de saúde com as mais diversas informações para o cumprimento das agendas obrigatórias da gestão municipal e interfederativa. “Eles são peças fundamentais para os gestores de cada região de saúde. Este profissional mantém os Secretários e sua equipe técnica informados sobre as portarias, normas, projetos e financiamentos, no âmbito estadual e federal no que tange o SUS”, completou Ângela Oliveira.