O Novo Ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) recebe adesão até o dia 16 de fevereiro deste ano. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) lembra às Secretarias Municipais de Saúde sobre a atualização e a adesão ao novo ciclo do Programa. “Esta é uma iniciativa do governo federal de fundamental importância. O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde’, afirmou o presidente do Conselho, Charles Tocantins..
Até o dia 9 de fevereiro o Pará pactuou 5.435 escolas no total. Destas, 4.925 mil foram Escolas Prioritárias. No caso das creches, são 1.394 instituições de ensino pactuadas com 56.089 alunos atendidos. As informações referem-se a adesões de 133 municípios até o momento.
A equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente e Jovem, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ressalta a importância de os gestores municipais efetivarem a adesão ao Programa Saúde na Escola, na medida em que é um importante instrumento para a promoção e prevenção de agravos em saúde. “Dentre os benefícios do programa está a prevenção e combate às violências, prevenção à gravidez na adolescência, cuidado com a saúde bucal, incentivo à alimentação saudável e à prevenção da obesidade”, reforçou a assistente social Sonia Freitas.
As ações de saúde do PSE são voltadas às 12 (doze) temáticas previstas, além da ação de prevenção à Covid-19, podem concorrer para a redução de muitas vulnerabilidades, assim como contribuir para a atenção integral à saúde da população escolar. “Um ponto estratégico do programa diz respeito ao fato de que as ações extrapolam os muros da escola, pois as informações discutidas no ambiente escolar são levadas pelos próprios alunos ao ambiente domiciliar. Isso pode gerar mudanças comportamentais favoráveis à saúde da família e, portanto, da população como um todo”, completou a psicóloga Michele Bispo.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O Programa une as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e a Atenção Primária à Saúde (APS) é a base do PSE.
Caso o seu município ainda não tenha iniciado a adesão, clique aqui