Web Oficina aborda Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19

Publicado em: 24/08/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou nesta quinta-feira, 20, mais uma reunião virtual que discutiu sobre a implantação no Pará do Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. Elaborado pelos Conselhos Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o guia é uma ferramenta feita a partir da preocupação da Atenção Primária em Saúde em relação às demais situações de saúde, em especial as condições crônicas, frente ao enfoque dado à pandemia do coronavírus.

Participaram da Web Oficina os coordenadores e técnicos que atuam nos Centros Regionais de Saúde e no nível central da Sespa, além de apoiadores do Cosems/PA. Também estiveram presentes profissionais do Conass e do Conasems, secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária em Saúde e enfermeiros que atuam nos municípios das regiões de saúde Metropolitana I, Marajó I e II e Tocantins.  O diretor executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, informou que o guia visa ainda minimizar os efeitos da pandemia e ainda preparar a retomada da estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O instrumento está dividido em três partes, sendo a primeira sobre Atenção Primária à Saúde, a segunda voltada à Atenção Ambulatorial Especializa e a terceira sobre a Atenção Hospitalar. A obra faz referência ao atendimento, diagnóstico, notificação e prevenção. A avaliação de riscos e orientações para uso de medidas de distanciamento social também são temas abordados pelo documento. O Guia foi apresentado pela representante do Conass, Danielle Cavalcante.

De acordo com o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, a implantação e estruturação da Atenção Primária à Saúde tem sido um grande desafio para gestores e técnicos da região Norte. “Temos a maior dispersão territorial, o maior custo para fazer saúde pública e o menor número de  profissionais médicos. Por essas e outras razões, temos problemas para o enfrentamento da estruturação dos serviços ”, afirmou.

No Pará, a implantação do Guia foi dividida por macrorregiões. Pelo Cosems/PA, as ações são coordenadas pelas apoiadoras técnicas, Ângela Oliveira e Marlene Reis.

Leia também