O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) retomou nesta terça-feira, 18, o calendário de reuniões ordinárias da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento foi feito de modo virtual, com a presença dos membros da Comissão e teve transmissão ao vivo pelo Canal YouTube do Conselho. As atividades haviam sido suspensas em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Entre as discussões, estiveram em pauta a situação da Covid-19 no Pará, incluindo os testes rápidos, referência hospitalar e ambulatorial e o sistema de notificação da doença. Também foi apresentada a situação do monitoramento das maternidades do programa Rede Cegonha e ainda a pactuação financeira sobre a fórmula (leite) infantil no Pará, especialmente para crianças verticalmente expostas ao HIV.
Um dos pontos mais importante do debate foi a discussão sobre a varredura (vacinação casa a casa), que será realizada a partir do dia 24 de agosto pelos municípios prioritários. A estratégia de varredura vai acontecer simultaneamente à campanha de vacinação que está ocorrendo, levando em consideração a necessidade de interromper a circulação do vírus do sarampo no Pará. A campanha inclui a vacinação indiscriminada contra o sarampo para a faixa etária de 20 a 49 anos.
“No que tange à varredura, a vacinação casa em casa vai acontecer conforme indicação da Opas/MS, em situações de surto. Outro detalhe importante da varredura é o público alvo. Serão vacinadas pessoas de seis meses de idade aos 59 anos”, explicou diretor do Departamento de Epidemiologia Sespa, Bruno Pinheiro.
Durante a reunião, foi feita a entrega de Kits Dignidade contendo insumos de higiene pessoal, que serão doados a gestantes e puérperas dos municípios do Marajó. Participaram da cerimônia simbólica os Secretários de Saúde dos municípios de Bagre, Paulo Ronaldo Rodrigues; de Anajás, Kelly Barros e Daniel Balbi, representando a Secretaria de Melgaço.
Os kits fazem parte da parceria do Cosems/PA com o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA) para promoção de diversas atividades conjuntas, voltados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e garantia de direitos das mulheres.
No evento, foi apresentado um vídeo com a representante da UNFPA Brasil, Astrid Bant, que falou da importância da parceria do Conselho. “É uma parceria valiosa para somar esforços no desenvolvimento da saúde pública dos municípios do Pará, em especial da ilha do Marajó. No início deste ano, quando firmamos parceria, fomos surpreendidos com a pandemia da Covid-19, que tem cobrado um preço muito alto de pessoas e comunidades ao redor do mundo. Não temos dúvida que meninas e mulheres são as que mais sofrem. As ações conjuntas, desenvolvidas com o Cosems/PA, visa minimizar alguns impactos”, afirmou.
A entrega foi feita pelo presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; pelo secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho; e pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz. “Esta é a primeira etapa de um processo que iniciamos em discussão com as técnicas da UNFPA, Júnia Quiroga e Nair Souza, na qual faço referência a todos os técnicos do Fundo. Aproveito também para agradecer a Dra. Astrid Bant”, reforçou Tocantins.
A secretária de Saúde de Anajás, Kelly Barros, destacou que a ação vai somar com o trabalho desenvolvido em seu município em prol das mulheres, em especial as grávidas. “Essa parceria nos ajudará a incentivar o pré-natal. Vai também contribuir para o alcance das nossas metas e assim, garantir mais saúde para nossas gestantes”, completou.