Mais de 90 municípios paraenses decretam obrigatoriedade do uso de máscaras

Publicado em: 10/05/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 3 minutos

Para conter o avanço e o contágio do coronavírus (Covid-19), gestores administradores de mais de 90 municípios paraenses decretaram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial. Entre as cidades, a exigência vai desde a utilização da proteção apenas nos serviços essenciais até para o deslocamento à locais públicos. A relação dos municípios foi divulgada neste sábado, 8, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (CosemsPA), com base nas informações levantadas junto às Secretarias Municipais de Saúde.

O presidente do Conselho, Charles Tocantins, reforça a importância do uso de  máscaras por parte da população em geral.  “A medida está alinhada às ações que muitos gestores municipais de saúde têm tomado para frear o ritmo de disseminação da Covid-19. Temos que lembrar que há pessoas assintomáticas, que podem estar infectadas e correm o risco de contaminar as outras. Daí a importância de inserirmos todos no processo”, disse.

Alguns municípios impuseram regras rígidas e sanções mais duras. Em Belém, por exemplo, o decreto prevê desde advertência à multa pelo descumprimento. Porém, de acordo com a prefeitura, nesse primeiro momento funcionará somente em caráter de orientação.

Outros municípios apenas fizeram a recomendação pela população e pelos estabelecimentos de saúde por meio dos profissionais. Na região do Xingu, somente os municípios de Anapu e Porto de Moz decretaram obrigatório o uso do assessório.

A orientação é que as máscaras de proteção utilizadas sejam de cunho artesanal, confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde, que tem estimulado a produção das mesmas. A medida visa garantir que as máscaras produzidas pela indústria sejam disponibilizadas prioritariamente para os profissionais de saúde.

Covid-19: De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) há 6.775 casos confirmados de covid-19 no Pará, 3.754 casos recuperados, 578 óbitos, 545 casos em análise e 2.844 casos descartados.

Veja a lista dos municípios paraenses que decretaram a obrigatoriedade do uso de máscaras:

Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Cruz do Arari, Afuá, Muaná, Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Chaves, Sapucaia, Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Ourilândia do Norte, Tucumã, Xinguara, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Anapu, Porto de Moz, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Placas, Santarém, Itaituba, Terra Santa, Rurópolis, Melgaço, Breves, Portel, Gurupá, Bagre, Anajás, Aurora do Pará, Capitão Poço, Castanhal, Curuçá, Garrafão do Norte, Igarapé-Açú, Inhangapi, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Ulianópolis, Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará, Acará, Tomé-Açú, Bujaru, Concórdia do Pará, Colares, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Santa Izabel do Pará, Vigia, Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Cachoeira do Piriá, Salinópolis, São João de Pirabas, Ourém, Bonito, Nova Timboteua e Viseu.

Leia também