O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, em videoconferência com o governador Helder Barbalho, na segunda-feira, 20, levou a situação atual dos municípios diante do enfrentamento da Covid-19. Foram colocados quatro pontos primordiais, que preocupa a gestão municipal, como a estrutura do Hospital de Campanha de Belém, no Hangar, para receber pacientes com sintomas da doença oriundos do interior.
“Foi uma reunião onde estava se discutindo especificamente a questão da retaguarda em Belém. Contudo, aproveitei para expor a realidade dos nossos municípios. Estamos chegando numa situação mais próxima do esgotamento da capacidade de atendimento. Precisamos preparar muito bem a estrutura dos hospitais para que funcionem de forma resolutiva”, afirmou Charles Tocantins.
O segundo item tratado foi relacionado aos transportes de urgência e emergência aéreo e terrestre com suporte de UTI para o traslado de pacientes graves. Além disso, outro ponto preocupante e colocado foi a capacidade de atendimento dos hospitais de pequeno porte e a falta de médicos em algumas unidades hospitalares. O Cosems/PA sugeriu um aporte para os municípios médios que têm capacidade de serviço, mas estão sem financiamento para atender sua população e os municípios vizinhos.
Charles Tocantins expôs ainda a precariedade de exames de imagem e de tomografia. Por fim, o governador solicitou que o Conselho formalizasse a proposta direcionada a ele para análise. “Nosso maior intuito é desafogar Belém e manter estrutura de atendimento dos municípios. Será uma proposta conjunta, vamos ouvir as necessidades dos gestores municipais de saúde”, concluiu.