Aos Gestores Municipais da Saúde do Pará e demais trabalhadores

Publicado em: 26/03/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) vem a público expressar  sua profunda preocupação e indignação, diante do pronunciamento feito ontem à noite 24 de março de 2020, pelo Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que em vários momentos desprezou todo o esforço que o povo brasileiro vem fazendo para adotar as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias para o controle da propagação do novo Coronavírus (COVID-19). Tal atitude demonstra total falta de empatia com as pessoas afetadas por esse pandemia devastadora, que já acumula um saldo de milhares de mortos em todo o mundo, sendo que o Brasil já contabiliza 57 óbitos.

O Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, conseguiu mobilizar um grande efetivo de gestores e profissionais de saúde, que por confiarem na condução técnica e responsável da sua equipe de trabalho têm lutado exaustivamente, muitas vezes sem a proteção adequada e necessária às suas próprias vidas. Porém, trata-se de uma emergência em saúde pública e que neste momento as medidas de isolamento social são efetivas para reduzir a exposição de grande parcela da população. Caso contrário, as pessoas correm o risco de serem infectadas e isso pode sobrecarregar o sistema de saúde até o limite do esgotamento total de sua capacidade de resposta.

Entendemos que qualquer movimento que implique na desmobilização e desinformação da população e dos profissionais de saúde, traduz-se em atitude irresponsável e criminosa. Desse modo nos manifestamos em apoio ao Ministro da Saúde, ao mesmo tempo em que repudiamos todas as forças contrárias aos interesses do povo brasileiro e do sua maior conquista que é o Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Charles Cézar Tocantins de Souza

Presidente do Cosems/PA

 

Leia também