Na última quinta-feira, 12, ocorreu a segunda Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no auditório do hotel Princesa Louçã, com a presença dos gestores municipais de saúde e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram discutidas e aprovadas temáticas importantes para o desenvolvimento dos serviços ofertados pela saúde pública no Pará.
O co-financiamento do Estado para as UPAs inauguradas e em funcionamento foi um dos temas mais esperados, pois a contrapartida garante maior eficiência dos serviços nesse primeiro momento. “Essa é uma importante ação por parte da CIB, pois o co-financiamento estadual garante um aporte a mais para os municípios com UPAs inauguradas e, ainda em processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde para a recepção de recurso. Além dessas temáticas, considero importante também a discussão da campanha Março Lilás e as implicações que os municípios têm na promoção e prevenção junto ao público alvo, que são as mulheres”, afirmou o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins.
O pedido de habilitação pelo Ministério da Saúde para o serviço de radioterapia da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Barros Barreto também foi destaque na reunião, bem como a implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Tocantins – projeto apresentado pelo técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge.
Outros assuntos fundamentais que também estiveram na pauta e foram aprovados foram: a readequação da Rede Física SUS – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24h, no município de Jacundá; o novo módulo de remanejamento do Teto MAC no SISMAC, conforme Portaria GM nº 3257 de 2019; a complementação de valores tabela para o exame de mamotomia; a dispensação do medicamento talidomida para hanseníase; além da situação atual do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde do Pará (Siops), como pauta fixa.