Telemedicina do Cosems/PA retoma serviços de teleinterconsultoria

Publicado em: 29/07/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Os atendimentos do Programa Telemedicina do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) estão sendo retomados de forma gradativa. Em virtude da pandemia da Covid-19, foram adotadas estratégias de segurança para garantir o serviço conforme recomendações das entidades de saúde. Entre os critérios estabelecidos, os profissionais dos consultórios Telemedicina realizam a desinfecção do ambiente, antes e depois dos atendimentos. Pacientes e profissionais seguem às unidades usando máscaras, nas datas e horários previamente agendados para evitar aglomerações.

Para os pacientes impossibilitados de irem ao local, os atendimentos são realizados em domicilio por meio de tecnologias de comunicação. “Pensando nisso, o Conselho está desenvolvendo a ferramenta “kit de conectividade”, para assegurar acesso à internet de qualidade, mesmo nos atendimentos para o formato domiciliar”, explicou o coordenador do Programa, Jader Gardeline.

Desde sua implantação, em 2017, o projeto Telemedicina vem alcançando resultados positivos. O projeto também visa reduzir os custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista.

Atualmente o Telemedicina mantém onze consultórios em alguns municípios paraenses, atendendo cerca de 27 municípios adstritos. Os atendimentos são feitos de forma estratégica, por isso, possibilitam a ampliação do serviço para outras localidades, por meio dos polos implantados. As consultas são feitas simultaneamente nos polos, entre um clinico geral que acompanha fisicamente o paciente e o especialista que fica na Central, localizada na sede do Cosems/PA, em Belém.

São realizadas em média 600 consultas ao mês nas especialidades de neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria,  alergologia/imunologia e pediatria. São quatro consultórios que funcionam diariamente. Os municípios recebem as cotas com antecedência para consultas e posteriormente cadastram os pacientes no sistema. Os pacientes cadastrados vêm encaminhados de clínicos com queixa da patologia e exames anexados. Os dois analisam os resultados e a melhor prescrição médica para o caso, inclusive com orientação ao paciente.

Leia também