Cosems/PA lança revista eletrônica com experiências exitosas municipais

Publicado em: 02/03/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

As experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas na I Mostra “Pará aqui tem SUS” ganharam espaço em revista eletrônica lançada nesta sexta-feira, 26, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). A obra traz um resumo das 46 trabalhos realizados pelas secretarias de saúde paraenses, incluindo dois premiados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – e mais 18 artigos desenvolvidos pelos próprios profissionais que fizeram as ações.

O lançamento foi feito por meio de live reunindo as representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ana Paula Reis; da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ilma Pastana; e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Márcia Pinheiro. Também participaram do lançamento as secretárias de Saúde de Rurópolis, Fernanda Cardoso e de Canaã dos Carajás, Daiane Celestrini, além da apoiadora Marlene Reis e da assessora técnica do Cosems/PA, Ângela Oliveira.  

A iniciativa é um compromisso assumido pelo presidente, Charles Tocantins, no momento em que anunciava os 20 trabalhos premiados na Mostra, realizada pelo Conselho em 2019. “A edição é uma forma de divulgar todas as experiências exitosas apresentadas, além de valorizar o empenho de gestores e técnicos municipais na melhoria da situação de saúde de seus munícipes,” afirmou.

A I Mostra “Pará, aqui tem SUS”, serviu como etapa selecionadora para a 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”, realizada pelo Conasems. Como resultado do evento nacional, os municípios de Abaetetuba, Canaã dos Carajás e Bragança tiveram suas experiências premiadas e Rurópolis conquistou o 1º lugar do 2º Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A qualidade dos trabalhos apresentados traduzem as diversas experiências dos municípios paraenses. Isso faz com que possamos sonhar com um SUS realmente universal e integral. Não poderíamos deixar de citar e agradecer os autores que participaram das oficinas, os técnicos do Cosems Pará e o Grupo de apoio da Mostra “Pará, Aqui Tem SUS”, ressaltou o presidente Charles Tocantins.

As imagens ilustrativas da publicação levam a assinatura do artista plástico paraense, Guataçara Monteiro e a diagramação ficou por conta do sociólogo, Geldes Castro. A equipe de orientadores foi composta por dez profissionais, sendo oito da UEPA. “Ver esses produtos se consolidando é muito positivo. É exatamente isso que a gente quer. Conseguir por meio da mostra, dessas ferramentas, levar esse SUS que a gente faz”, concluiu a assessora técnica do Conasems, Márcia Pinheiro.

Assista ao vídeo de lançamento aqui

I Mostra “Pará aqui tem SUS” Artigos

I Mostra “Pará aqui tem SUS” Livro de Resumos

Leia também