Nesta segunda (29) e terça-feira (30), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu as apoiadoras regionais em uma oficina sobre o planejamento da Rede Cosems-Conasems. A presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa, compareceu no segundo dia para prestigiar o momento junto às profissionais. Os assessores técnicos Cláudia Matos e Raimundo Sena, juntamente com a secretária executiva, Alice Leal, também estiveram presentes.
Conduzida pela coordenadora do projeto Rede de Apoio Conasems-Cosems, Marlene Reis, a oficina contou com a participação das 14 apoiadoras que atuam nas Regiões de Saúde do Pará. Entre os assuntos debatidos estão os desafios da articulação institucional proposta de estratégia e a importância das CIRs como espaço de governança. Teve ainda a apresentação dos relatórios mensal e quadrimestral das apoiadoras.
Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Agora, o Rede Colaborativa recebe a inserção do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O objetivo do projeto é apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde, integrando ações em parceria com a secretaria estadual de saúde e demais instâncias que se fizerem necessárias.
A apoiadora da Região de Saúde do Tapajós, Fernanda Cardoso, ressaltou que a oficina é um espaço de construção e um momento de nivelamento dos conhecimentos. “Esse encontro nos possibilita construir novos conhecimentos, além de aprendermos com as experiências das apoiadoras de todas as regiões”, disse.