Projeto Saúde Redes é lançado na região do Marajó I

Publicado em: 24/03/2025
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi lançado nesta segunda-feira, 24, o projeto Saúde Redes na região do Marajó i, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Ministério da Saúde e executado de forma colaborativa entre os hospitais Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Sírio-Libanês (HSL). Participaram do encontro secretários e prefeitos que integram a gestão dessa região.  O vice-presidente do Cosems/PA, Rodrigo Balieiro, participou da mesa de abertura do evento.

A iniciativa busca promover uma integração eficaz dos serviços de saúde, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas na Rede de Atenção à Saúde (RAS) com integralidade e resolutividade, pautada pela geração de evidência territoriais locais.

A diretora financeira do Conasems, Cristiane Pantaleão, destacou que o realizar o trabalho na região do Marajó é de suma importância, pois permite conhecer e ajudar os gestores locais a organizarem a rede de assistência. Ela ressaltou que a experiência dará parâmetros para ações de cunho nacional. “A gente vai conhecer uma realidade cheia de diversidade e desafios, principalmente com relação ao acesso aos serviços de saúde. Vamos ouvir desses municípios quais as necessidades territórios para trabalharmos as portarias nacionais de acordo com o que precisam de fato para atendermos as necessidades da região”, disse.

O secretário de Chaves, Rafael Ferreira, afirmou que este é um momento importante, que vai contribuir com as ações e os avanços que têm sido feitos no Marajó. “Com certeza um passo importante para o fortalecimento da atenção básica dos nossos municípios”, completou.

A Região Marajó I é representada pelos municípios de Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

Leia também