Oficina traz aprimoramento da vigilância de vírus respiratórios 

Publicado em: 18/09/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Iniciou nesta terça-feira, 17, a Oficina Mosaico (Metodologia para o Plano de Enfrentamento) – Aprimoramento da Vigilância dos Vírus Respiratórios. Promovida pelo Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a iniciativa visa aprimorar e fortalecer a vigilância às doenças respiratórias causadas por vírus, com a produção de planos de contingência e de ação que serão apresentados ao final do evento.

Participam do evento os assessores técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Antônio Jorge Araújo e Marlene Reis, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e das Secretaria Municipais de Saúde de Belém, Ananindeua e Marituba.

A Estrutura Mosaico, desenhada pela OPAS/OMS, propõe ações de preparação para futuras pandemias a partir de uma visão holística do impacto e do risco de transmissão de patógenos, tendo como premissa que um único sistema de vigilância não é suficiente e, por isso, é fundamental que sejam combinadas múltiplas abordagens de vigilância para o enfrentamento dos desafios impostos.

Leia também