Nesta segunda-feira, 15, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se com representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para tratar de assuntos referentes ao Curso de Especialização em Saúde Coletiva na Região de Saúde do Rio Caetés, que terá Capanema como polo. Serão ofertadas 50 vagas destinadas aos secretários de saúde e servidores, distribuídas em 16 municípios da região.
Participaram da reunião o assessor técnico do Cosems/PA, Raimundo Sena; e o diretor para Educação Permanente, Formação Profissional e Gestão do Trabalho, Júlio Guimarães (Secretário de Saúde de Santa Luzia do Pará). Representando a Uepa, estiveram presentes a vice-reitora, Ilma Pastana, o coordenador acadêmico da especialização em Saúde Coletiva, Sérgio Oliveira; a diretora de Desenvolvimento à Pós-Graduação, Luely Silva; e a técnica administrativa, Katharina Briano.
Na modalidade presencial e de forma gratuita, o curso faz parte de um convênio entre o Cosems/PA e a Uepa, por meio do Centro de Ciências Biológicas da Saúde – CCBS. O objetivo é qualificar profissionais de diversas áreas de atuação no SUS. O edital de seleção dos interessados será lançado na segunda quinzena de outubro e a formação se iniciará em janeiro de 2025.
“Essa iniciativa mostra a preocupação do Cosems Pará com a qualificação dos servidores e secretários que atuam sistema público de saúde municipal. O Pará tem grande dimensão territorial, onde muitos profissionais não têm a oportunidade de virem a Belém. Isso vai trazer grandes feitos aos municípios e consequentemente impactar na humanização dos atendimentos aos usuários do SUS”, completou Júlio Guimarães.