O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta quinta-feira, 06, uma reunião online para tratar sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, contando com a participação expressiva de técnicos e gestores que atuam nas secretarias municipais de saúde.
Mediada pelo assessor técnico da área de vigilância em saúde do Cosems/PA, Antônio Jorge Araújo, a reunião contou com a participação da coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataide, que esclareceu dúvidas sobre as ações, bem como reforçou informações importantes sobre as estratégias de mobilização para o alcance da meta de vacianação. O Diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, também participou de forma remota.
“A ideia é renovar o grande esforço do Pará nessa campanha de vacinação contra a poliomielite, a última com a vacina contra a doença de forma oral, além de resgatar a cobertura vacinal contra o sarampo”, afirmou Ataíde.
Iniciada em maio, a campanha terá o “Dia D” neste sábado, 08, com a mobilização das secretarias municipais de saúde dos 144 municípios paraenses. O Brasil recebeu certificado internacional pela Organização Mundial da Saúde da eliminação do sarampo em 2016. Porém, devido à série histórica de baixas coberturas vacinais, o vírus voltou a circular no país e, em 2019, o Brasil perdeu a certificação.
“Foi uma reunião exitosa que contou com o número significativo de gestores, técnicos e coordenadores de imunização e da atenção básica da maioria dos municípios. Teremos o monitoramento das Estratégias de Vacinação, que deve começar logo após a campanha. Toda essa movimentação no sentido de buscar altas coberturas vacinais é justamente para obtermos a recertificação para que o Brasil volte a ser um país livre do vírus”, destacou.