Foi realizada nesta quinta (9) e sexta-feira, (10) a Oficina do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança dos Trabalhadores do SUS, que tem como objetivo estimular a construção de uma rede colaborativa que estabeleça a responsabilidade compartilhada sobre a saúde e segurança de profissionais que atuam no SUS.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) foi representado pelo assessor técnico, Raimundo Sena, que ressaltou a importância da oficina como subsídio para a elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde – PNAIST/SUS. “As oficinas constituem estratégias para debate sobre o tema da saúde e segurança dos trabalhadores do SUS, bem como para apresentar subsídios à construção do Programa de Atenção Integral à Saúde e Segurança dos Trabalhadores do SUS, programa em fase de construção pelo MS contando com a participação dos diversos atores que se relacionam com o tema”, disse.
As oficinas ocorrem de março a junho de 2024 em todos os estados brasileiros, com a participação de representantes do Ministério da Saúde. Os encontros possibilitam a aproximação da área de gestão do trabalho na saúde da secretaria com os territórios, secretarias estaduais de saúde, gestoras(es), trabalhadoras(es) do SUS, pesquisadoras(es), sindicatos, controle social e outras representações a fim de debater prioridades dos territórios para subsidiar a elaboração do PNAIST/SUS.