Profissionais de saúde reúnem-se até esta quarta-feira, 26, em Brasília, para participarem da Reunião de Dirigentes das Vigilâncias em Saúde e Ambiental, realizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é traçar articulações estratégicas que reforcem as ações no território brasileiro.
As temáticas discutidas são referentes ao Programa Nacional de Imunização; Sistemas de Informação e Vigilância do Óbito; Fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental; Doenças Transmissíveis – Atualização das Estratégias para o Controle das Arboviroses no Brasil; Articulação Estratégicas das Ações de Vigilância em Saúde, além de doenças endêmicas como a Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) está sendo representado pelo assessor técnico Antônio Jorge Araújo. Ele ressaltou que é fundamental a integração de todos nesse evento, pois contribui para o avanço e aprimoramento das ações em cada uma das regiões dos presentes. “É louvável a iniciativa do Ministério da Saúde, ao estabelecer um processo diálogo com o de construção tripartitite das agendas que realmente sejam capazes de refletir as necessidades de saúde da população – e os anseios dos entes federados em busca de cumprir as metas de seus instrumentos de gestão”, afirmou..