A III Mostra Pará aqui tem SUS chegou em sua segunda etapa no município de Santarém. Desta vez, foram 23 apresentações de profissionais das regiões de saúde do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e a mesa de abertura contou com a participação da secretária de saúde de Santarém e membro da diretoria do Cosems/PA, Irlaine Figueira; do coordenador do campus 12 da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Juarez Sousa; da secretária de saúde de Trairão, Francelle Baú; da assessora técnica do Cosems/PA, também coordenadora da Mostra, Marlene Reis; além da diretora do 9° Centro Regional de Saúde, Aline Cunha. O objetivo é reconhecer e premiar profissionais que atuam nas secretarias de saúde dos municípios paraenses.
As temáticas apresentadas englobam áreas como: saúde mental, aleitamento materno, saúde bucal, saúde da mulher, entre outros. Os trabalhos foram submetidos a uma banca avaliadora composta pelo coordenador da Uepa, Juarez Souza; o representante do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Rui Harayama e pela professora do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Feanciane Matos. Dos 23 trabalhos, quatro serão selecionados para participarem da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá em julho deste ano em Goiânia-GO.
Durante a abertura, foi exibido um vídeo em homenagem à precursora da Mostra, na qual é dedicada este ano, Ângela Maria Pessoa de Oliveira, esposa do presidente Charles Tocantins, profissional atuante e incansável de lutas na defesa do SUS. “Ela sempre foi uma das grandes incentivadoras da Mostra. Inclusive a Ângela que articulou a descentralização desta terceira edição do evento, justamente para alcançar mais profissionais e também para estimular a participação de todos os municípios, inclusive os mais distantes”, reforçou Marlene.
Lembrando que a abertura da Mostra ocorreu no dia 27 de abril em Marabá, com apresentações de 16 experiências exitosas de profissionais dos municípios que compõem as regiões de Saúde de Araguaia, Carajás e Lago do Tucuruí. A última etapa vai ocorrer em Belém no dia 10 de maio e o resultado final das 17 selecionadas que irão para a Mostra Nacional será divulgado na próxima quinta-feira, 11.