Com objetivo de discutir o papel da comunicação e a importância informacional das ações referentes à vacinação, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) realizou nesta terça-feira, 14, em Brasília, a segunda etapa da oficina temática do Projeto ImunizaSUS, que teve como foco a comunicação em saúde e os desafios das plataformas digitais para as campanhas de imunização e alcance das coberturas vacinais.
Participaram do evento os membros da diretoria do Conasems, com participação do presidente Wilames Freire, entre presidentes e assessores de comunicação dos Cosems, além de técnicos do Ministério da Saúde e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Pelo Cosems/PA, estiveram presentes o presidente Charles Tocantins, o assessor técnico Antônio Jorge Araújo e a assessora de comunicação Edna Lima.
A mesa de debate contou com a presença do pesquisador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/UFMG), Ricardo Fabrino; do professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, José Cássio de Moraes e da repórter especial e colunista de saúde da Folha de S.Paulo, Cláudia Colucci. O debate foi mediado pela presidente do Cosems/GO e secretária municipal de saúde de Senador Canedo-GO, Verônica Savatin. Vale lembrar que neste ano essas oficinas serão realizadas mensalmente com temáticas diferentes.
De acordo com os debatedores, nos últimos anos a população foi bombardeada com falsas informações sobre a eficácia das vacinas, o que contribuiu para o aumento da hesitação vacinal em todo o país. Para eles, é preciso implementar as políticas públicas e ampliar ações integradas para minimizar os impactos das fake news nas plataformas de comunicação.
Durante o encontro, foi feita ainda uma explanação sobre o lançamento da Mostra sobre vacinação, que dará oportunidade aos profissionais de saúde atuantes nos municípios de inscreverem trabalhos exitosos na área. Ao final do evento foi lançado o 2º volume da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros.
Clique aqui para fazer o download e ler o 2º Volume da Pesquisa