A última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano aconteceu nesta quinta-feira, 01, com a presença dos gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Com pauta extensa, foram discutidos assuntos primordiais para o avanço dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal e estadual.
Na abertura da reunião, o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, pediu para que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em homenagem a assessora técnica do Cosems/PA, Ângela Maria Pessoa de Oliveira, esposa do presidente Charles Tocantins, que faleceu no dia 21 de outubro deste ano. Em seguida, Tocantins agradeceu exaltando seu profissionalismo e destacando suas principais funções em prol do SUS no Pará. “Ainda não tínhamos tido a oportunidade de fazer a homenagem devida. Ao presidente Charles, reitero minhas palavras de gratidão pela oportunidade de tê-la conhecido e vivenciado com ela nos últimos anos”, completou Rodovalho.
O presidente do Cosems/PA também falou das dificuldades deste ano que ainda tem enfrentado os casos da Covid-19. “Realmente foi um ano muito difícil pós pandemia da Covid-19 e os números da doença tem aumentado. Sabemos que os desafios do próximo ano serão imensos, pois teremos mudança de governo federal, mas também confiamos nos grandes acertos. Várias reivindicações são pertinentes, como por exemplo o provimento de médicos, bem como o Previne Brasil, que torcemos para seja mais adequado à região Norte e que assim possamos alcançar os indicadores. Agradeço a parceria de todos neste ano – equipe da Sespa e a todos os servidores municipais que integram o SUS no Pará”, afirmou Charles.
Dando continuidade à reunião, foram homologadas importantes resoluções e apresentado ainda o calendário de reuniões ordinárias da CIB para o próximo ano. A respeito das discussões, pactuações e apresentações, estiveram na pauta o Projeto de Telemedicina; a Nota Técnica n° 01/2022 DCDT/DVS/Sespa, que dispõe sobre a Implantação da Linha de Cuidado da Transmissão Vertical da Sifilis Congênita no Pará; o Programa Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, no Pará; e a Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Medicina Expedido por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras – 2022, entre outros.
Confira o vídeo da reunião no link: https://www.youtube.com/watch?v=akMm5imC34M