O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta terça-feira, 20, em sua sede, uma ação de imunização direcionada aos seus colaboradores e familiares. Eles puderam fazer o reforço da vacina contra a Covid-19, além receberem as doses, da Influenza, febre amarela, DT (difiteria e tétano) e da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
O trabalho contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, Adriano Furtado, este é um trabalho em conjunto de grande valia para a melhoria da cobertura vacinal. “Esta é uma iniciativa de fundamental importância. Desta forma, o Cosems contribui com a divulgação e difusão da campanha de vacinação. É uma parceria que faz parte da nossa rotina de trabalho, pois sempre atendemos os chamados de instituições que tem essa boa vontade, como escolas, entidades entre outros. Estamos sempre dispostos a atender, na medida do possível, essas demandas específicas. Quanto mais pessoas vacinadas na cidade, melhor o controle sobre a disseminação de doenças”, afirmou
A iniciativa é um compromisso do presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, com objetivo de contribuir para o cuidado e a saúde de seus colaboradores. Segundo o assessor técnico do Conselho, Antônio Jorge Araújo, é necessário que os trabalhadores estejam com a cobertura vacinal em perfeitas condições, visto que são feitas atividades de visitas aos municípios pelos diversos meios de transportes. “Muitas vezes nos deslocamos da capital em transporte fluvial, terrestre e até mesmo aéreo para cumprir nossas missões dentro e fora do Estado. De vez enquanto visitamos áreas em surto de sarampo e febre amarela, daí a importância desta ação que nos garante proteção”, ressaltou.
Araújo ainda destacou o papel do Conselho no que tange contribuir para a melhoria da cobertura vacinal no Estado, bem como estimular a ida de equipes de vacinação nos mais diversos setores e segmentos. “Vale lembrar que esta é uma ação de estímulo, pois na medida que se divulga esse movimento feito pelo Cosems e a Sesma, reforçamos essa missão também aos nossos gestores. É de fundamental importância buscarmos as empresas, ou seja, fazer atividades extramuros para sensibilizar o público sobre a vacinação”, disse.
Além dos colaboradores, a programação beneficiou também as pessoas que trabalham nos estabelecimentos às proximidades do Cosems, como restaurantes, empresas e até grupos de taxistas. “A ideia de trazer as vacinas para dentro do ambiente de trabalho, convocando funcionários, colaboradores e também seus familiares, gera um incentivo maior para que a imunização completa aconteça. Protegendo a si mesmo e aos que convivem ao seu redor na maior parte do tempo”, concluiu a colaboradora Laís Torres.