Cosems/PA e Sespa realizam evento sobre vigilância das doenças endêmicas no Pará

Publicado em: 11/11/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Fomentar e constituir ações de prevenção e controle de agravos. Esse é o objetivo do evento realizado em Breves, na ilha do Marajó, pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA), sobre “Vigilância das Doenças Endêmicas e Manejo Clinico”. Iniciado nesta terça-feira, 9, o encontro reúne representantes das vigilâncias em saúde dos municípios próximos à região, além de médicos e enfermeiros da atenção básica. 

Até esta sexta-feira, 12, os participantes discutem temas relacionados ao fluxo de atendimento e dos medicamentos e ainda sobre a vigilância e controle das doenças causadas pelos arbovírus (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) Chagas, leishmaniose, malária, entre outras. O médico infectologista e pesquisador do Instituto Evandro Chagas (IEC), um dos convidados do evento, ministrou a palestra sobre leishmaniose,

O evento pretende ainda estabelecer aos profissionais o melhor entendimento dos fluxos e seguimentos dos principais agravos endêmicos que ocorrem no Estado. De  acordo com o assessor técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge, é um debate de grande importância, pois visa a capacitação dos profissionais e sensibilização dos gestores. “Determinadas doenças precisam estar em constante discussão. Daí a importância de estarmos presentes pra entender as dificuldades que os municípios estão passando para o enfrentamento dessas doenças”, reforçou.  

Leia também