Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) foi iniciado nesta terça-feira, 1º, o webseminário “Regionalização da Saúde no Pará”. Destinado aos gestores e técnicos das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, o evento continuará nos dias 07, 09, 22 e 24 de junho, com a transmissão ao vivo pelo canal Youtube do Cosems -PA.
O intuito é oportunizar diálogos sobre o processo de gestão, planejamento e regionalização da saúde, visando à organização e à governança da Rede de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará. Participaram da abertura do seminário, o secretário de estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o presidente do Cosems-PA, Charles Tocantins e a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Marli Rosa.
Charles Tocantins falou dos diferentes cenários no território paraense que consequentemente exige diferente resposta. Ele citou que há algumas regiões com atenção primária mais organizada e outros com pouco financiamento para estruturação. “Todas essas dificuldades de um Estado tão plural como o Pará, se repete nos demais Estados da Federação e o Brasil é um pouco desse painel. Quando falamos em SUS temos que levar em consideração para construção desse sistema, justamente essa diversidade de municípios, de propostas e de desafios”, afirmou.
Mediado por Mirian Kahwage, economista e coordenadora do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa, o primeiro painel trouxe o tema “Regionalização da Saúde do Pará”, com a apresentação do médico Raimundo Sena. Logo depois, foi a vez da exposição sobre “Redes, Regionalização e Planejamento Regional Integrado”, que teve como debatedores o consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Eugênio Mendes; o presidente Charles Tocantins, e Alvimar Botega, analista no Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde.
Durante a abertura da atividade online, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, ressaltou que o seminário é fundamental para fortalecer o processo de regionalização e de planejamento e, consequentemente, aperfeiçoar o SUS no Pará. “Estamos reunidos com representantes da Saúde dos municípios e com técnicos do Ministério da Saúde para juntos discutirmos mecanismos de construção, legislação e recursos para a melhoria da saúde pública. Estamos sempre projetando agendas positivas, a fim de aperfeiçoar o atendimento hospitalar pelo Pará”, disse.
Confira a programação dos próximos painéis no link https://pt.scribd.com/document/509696288/Programacao-WebSeminario-Regionalizacao-Da-Saude-No-Para). As inscrições ainda podem ser feitas por meio do link (https://forms.gle/xZgXAqmG5oq3pGRj6).
Confira o vídeo do primeiro momento do evento https://www.youtube.com/watch?v=1JL4AC298dw&t=676s