O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou nesta quarta-feira, 12, uma webconferência sobre a migração do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS para o sistema e-SUS, destinado aos coordenadores da Atenção Básica e aos farmacêuticos que atuam como coordenadores da Assistência Farmacêutica dos 144 municípios do Pará.
Com o tema “A Migração do HÓRUS para o E-SUS AF – Atualização dos Sistemas de Informação do SUS”, o encontro online trouxe como participantes Wenderson Walla Andrade, da Coordenação-Geral de Monitoramento das Políticas de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos do Ministério da Saúde; Elton da Silva Chaves, assessor técnico da Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Orenzio Soler, do Observatório Farmacêutico do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA); e João Henrique Vogado, coordenador do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Além destes, o presidente do Cosems-PA, Charles Tocantins, também esteve presente.
A temática central foi feita por Elton Chaves e Wenderson Andrade. Na ocasião, Orenzio Soler divulgou a pesquisa intitulada “Institucionalização da Assistência Farmacêutica nas Regiões de Saúde do Estado do Pará”, que tem como objetivo conhecer como a assistência farmacêutica está institucionalizada no Estado.
De acordo com Charles Tocantins esse tipo de evento amplia o conhecimento dos profissionais que atuam na assistência farmacêutica, além de atualizá-los sobre as mudanças nas plataformas online. “Sem dúvida esse tipo de iniciativa contribui com o trabalho de cada um em seus municípios. Pudemos contar com ampla participação das pessoas durante toda a transmissão da webconferência, inclusive com esclarecimento de dúvidas. Isso funciona como resultado positivo e traduz o interesse das pessoas, sobretudo as que estão na ponta, atuando diariamente no SUS”, destacou Tocantins.
O HÓRUS é uma importante ferramenta tecnológica utilizada para auxiliar os gestores de saúde na qualificação da assistência farmacêutica, bem como na transparência dos serviços prestados, tendo em vista as diretrizes traçadas pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da atenção primária à saúde (APS), modernizando sua plataforma tecnológica com o objetivo de informatizar as unidades básicas de saúde, oferecer ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão.