Iniciaram nesta sexta-feira, 11, as consultas de ginecologia e obstetrícia por telemedicina do projeto “Saúde das Manas” no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó.
A ação é uma parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) a fim de garantir a continuidade de serviços de saúde reprodutiva mesmo no contexto da pandemia do Covid-19.
O projeto também beneficia os municípios de Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari e pretende atender mais de 80 mil mulheres em idade fértil residentes no arquipélago do Marajó. O consultório de Salvaterra foi inaugurado em 20/11 e os demais serão em breve.
Para ampliar a rede de atendimento para outros municípios do Marajó, o Cosems decidiu adquirir equipamentos de TV, Notebooks e acessórios para a montagem de salas telemedicina nos municípios de Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Soure, ampliando ainda mais a ação.
Além da inauguração da sala de telemedicina, Afuá também receberá a doação de máscaras e luvas, um tablet e cinco bicicletas. Os equipamentos serão utilizados para apoiar o trabalho dos coordenadores do serviço da Atenção Básica e Agentes Comunitários de Saúde.
Via Ascom/UNFPA