Nota conjunta Conasems/Conass esclarece a utilização e distribuição dos testes sorológicos de COVID-19 para os estados e municípios – Confira a nota na íntegra. A indicação dos testes rápidos é exclusiva, neste momento, para profissionais de saúde ativos (serviços assistenciais e de gestão), profissionais de segurança e seus familiares (com contato domiciliar) e idosos sintomáticos – indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória – para coleta a partir do 8º dia de início de sintomas. As orientações estão de acordo com a nota informativa Nº 2/2020-SAPS/MS, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).
A entrega de testes sorológicos rápidos para detecção da COVID-19 está em curso. Foram entregues na primeira etapa o total de 23.436 caixas, representando mais de 460 mil unidades de teste. Em continuidade à estratégia de distribuição o Ministério da Saúde enviará um saldo de 203.616 caixas, com 20 testes em cada, que serão entregues em até 4 etapas, representando mais de 4 milhões de unidades de testes.
Confira a planilha com a respectiva quantidade de caixas a serem encaminhadas aos estados e municípios, conforme critérios de priorização considerados.
O Ministério da Saúde ainda reforça a necessidade de considerar os seguintes documentos na realização dos testes rápidos:
Nota Informativa nº 2/2020-SAPS/MS – Oferta de Testes Rápidos para COVID-19 População idosa
Nota Técnica nº 4/2020-SAPS/MS – Oferta de Testes Rápidos para COVID-19 em Idosos contendo orientações adequadas de utilização e público alvo dos testes e instrução de uso One Step Covid 19.
Destaca-se que outros critérios para priorização de grupos no uso dos testes poderão ser recomendados pelo Ministério da Saúde em documentos oficiais, a serem publicados oportunamente.